Caixa vai financiar imóveis de até R$ 3 milhões
   25 de julho de 2016   │     11:58  │  1

financiamento

A partir de hoje (25/07/2016) a Caixa Econômica Federal irá financiar imóveis de até R$ 3 milhões de reais, através do Sistema Financeiro Imobiliário – SFI.

Este sistema visa oferecer crédito para imóveis de alto padrão, sem empréstimo do FGTS e tem juros bem superiores aos convencionalmente estabelecidos.

O limite de crédito dobrou e a CEF espera financiar uma parcela maior do valor dos imóveis pela modalidade SFI, subindo inclusive os percentuais de financiamento para imóveis em construção, novos e usados.

Deve-se ressaltar que essas medidas não afetam as operações do Sistema Financeiro da Habitação, as quais são regidas pelo FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e a caderneta de poupança. Para essa modalidade continuam vigentes as regras estabelecidas.

Lendo a respeito do tema e analisando algumas entrevistas de representantes do setor imobiliário, vi que alguns acreditam e esperam que esta situação movimente o mercado imobiliário, até então em baixa.

Nesse ponto ouso discordar, a uma porque as regras só valem para imóveis fora do padrão SFH e o que realmente movimenta o setor são imóveis para a classe média e imóveis ligados ao programa minha casa minha vida. A duas porque não acredito que uma pessoa em sã consciência irá financiar imóveis de alto padrão pagando juros altos e obtendo percentuais baixos em rendimentos nas aplicações financeiras.

Acredito sim que esse cenário começará a mudar a partir da diminuição das taxas de juros para financiamento da casa própria, uma vez que enquanto o percentual estiver alto, o consumidor sempre ficará receoso em fazer uma operação financeira desta natureza, por longo prazo.

É que a instabilidade econômica influencia nas decisões dos consumidores em razão da alta taxa de desemprego que assola nosso país.

No entanto fico na torcida para que dias melhores venham e que o brasileiro possa finalmente voltar a realizar o sonho da casa própria.

Até aproxima!

[email protected]

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *