Renegociação e redução de juros a partir de hoje
   10 de junho de 2019   │     11:34  │  0

A Caixa Econômica Federal anunciou que a partir de hoje 10 de junho de 2019, irá renegociar as dívidas relativas aos contratos imobiliários com seus inadimplentes. Além disso irá também reduzir as taxas de juros, como forma de estimular o consumo e com isso reaquecer o mercado.

O programa de renegociação de dívidas inclui também os contratos do Minha Casa Minha Vida, estimando cerca de 589 mil contratos em todo o País.

Para isso, os inadimplentes poderão dá uma entrada e incorporar o restante do débito ao saldo devedor. Neste ponto é bom que o mutuário peça a planilha de custo efetivo total, para verificar quanto será o seu débito após essa incorporação.

O mutuário inadimplente poderá ainda utilizar o saldo de sua conta do FGTS para reduzir os valores das prestações, seguindo claro as regras do Fundo, podendo ainda alterar a data de vencimento de sua prestação.

A Caixa ainda orienta que o cliente que não se enquadrar nos critérios estabelecidos deve procurar uma agência e verificar a possibilidade de acordo.

Já no tocante a redução das taxas de juros, as mesmas passarão ao patamar de 8.5% ao ano mais a TR – Taxa Referencial, para o Sistema Financeiro de Habitação – SFH, o qual abrange imóveis de até um milhão e meio e com a possibilidade de utilização do FGTS.

Já para imóveis superiores a este valor, seja residencial ou comercial e financiados pelo SFI – Sistema Financeiro Imobiliário a taxa também ficará no patamar de 8.5% ao ano mais a TR.

A Caixa ainda anunciou outras medidas que possivelmente serão tomadas nas próximas semanas ou meses.

Bom amigos, aqui fica a dica: antes de se fazer qualquer negociação, analisem primeiro as propostas apresentadas e verifiquem se as mesmas se adequam ao orçamento familiar, para que com isso se evitem mais débitos ou constituição de novas dívidas sem lastro financeiro para quitá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *