Modelo Padrão é ariscado
   26 de julho de 2021   │     11:20  │  2

Um contrato bem elaborado, dentro das especificações corretas, da legislação atualizada e da realidade dos contratantes é o ponto de partida para um excelente negócio imobiliário.

A segurança jurídica trazida nos modelos individualizados acarreta numa concretização sólida da transação imobiliária, beneficiando todos os envolvidos na relação jurídica.

Normalmente, tanto nos contratos de promessa de compra e venda, quanto nos diversos tipos de contratos locatícios, de um lado está o bem objeto de negociação e, do outro, anos de economia que serão investidos no negócio.

O fato é que não é incomum encontrarmos contratos “retirados” da internet. Trata-se de um grave erro cometido por vendedores desavisados e, em alguns casos, profissionais que se utilizam dessa prática como forma de agilizar e diminuir os custos de transação envolvidos no negócio.

Todavia nem sempre aquele “contrato”, encontrado nos navegadores de busca da internet, se encaixa ao caso concreto e, por vezes, trazem dificuldades na primeira falha de um dos lados.

A adoção de modelos prontos e genéricos, além de ariscada, pode trazer problemas aos contratantes, uma vez que não oferece nenhuma garantia.

Diversas variantes envolvem tanto a compra e venda de um imóvel, quanto às relações de locação imobiliária, seja comercial, residencial e, até mesmo, as locações por temporada.

Nesse sentido, faz-se necessário eliminar os riscos envolvidos na contratação, como forma de proteger todos os envolvidos na relação negocial. Isso se dará com a elaboração de um contrato individualizado, não genérico, que se adeque a situação específica e que esteja de acordo com a legislação vigente.

Sendo assim, verifiquem todas as condições que lhe são impostas e procurem fazer um contrato dentro da realidade de sua aquisição ou locação, para evitar dores de cabeça no futuro ou mesmo que o sonho se torne um pesadelo.

Fica a dica e até a próxima.

Tags:, , , , , ,

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nilton Carvalho

    Parabéns, doutor pelo seu trabalho que nos mostra a realidade do mundo imobiliário. O senhor acha que estamos em um bom tempo para adquirir a casa própria através de financiamento bancário, uma vez que possuímos apenas 30% do valor do imóvel que custa 350,000.00. Obrigado, e um forte abraço. Ps: como devemos proceder para concretizarmos esse momento.

    Reply
    1. Anthony Lima Post author

      Obrigado Nilton pelo seu reconhecimento!

      Quanto ao seu questionamento, realmente o momento se mostra propício para o financiamento imobiliário, em razão das atrativas taxas de juros que estão sendo ofertadas.

      No entanto é necessário se fazer uma pesquisa junto as instituições financeiras, em busca da melhor taxa. além disso lembre-se que também irá compor as prestações, os seguros os quais poderão ser realizados em instituição financeira diferente daquela que lhe prestará o financiamento. Portanto pesquise também em relação a esse tema.

      Cordiais Saudações.
      Anthony Lima

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *